NOVIDADES

.

.

GRUPO CARRAPICHO NA 1º CNATER



Cerca de mil pessoas, assistiram a história do assentamento Todos os Santos, em Canindé, no Ceará, apresentada na noite de quarta-feira (25). A peça, foi aplaudida pelos participantes da 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CNATER), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília (DF). Atores de 12 a 24 anos mostraram ao público como a cultura pode influenciar no desenvolvimento das comunidades no campo. O grupo de teatro Carrapicho encenou a peça "Narradores da Terra e do Fogo".
    Músicas do sertão, lirismo e poesia. O espetáculo reforçou a presença  da juventude na Conferência. "O grupo é composto por filhos de assentados da reforma agrária. Eles são o exemplo vivo de que o estímulo à arte muda as perspectivas de vida no meio rural, assim como a CNATER, que reconhece a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os mais novos", explicou o diretor da peça, Altemar  Di Monteiro.
    Segundo o diretor do Departamento de Ater do MDA, Argileu Martins, a cultura e o trabalho diário na agricultura estão diretamente ligados, principalmente para as pessoas mais jovens. "O Governo Federal e o Ministério têm construído políticas públicas para a juventude com o objetivo de estimular a sucessão na agricultura familiar. Essas montagens, como a peça Narradores da Terra e do Fogo, ajudam os filhos a compreender e valorizar o trabalho dos pais, fortalecendo os laços com as tradições do local e permanecendo no campo", destacou.
    Martins revelou que as iniciativas culturais auxiliam não apenas os mais novos, já que a troca de experiências acaba sendo compartilhada com toda a família. "Os jovens disseminam o que aprendem. Por isso, foi importante a inserção do teatro na 1ª CNATER. A arte presente no evento incentiva os grupos teatrais e os agricultores, que presenciam o potencial das comunidades", apontou Argileu.
O grupo teatral e a peça

O grupo Carrapicho integra o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária do Incra, no Ceará. A equipe de artistas, formada há mais de 10 anos, é destaque nacional. Assim como o assentamento Todos os Santos - um dos mais conhecidos no Brasil devido às iniciativas culturais. A comunidade também possui o primeiro teatro instalado em assentamento rural no país.
    "Sentíamos a necessidade de ter mais contato com a arte e de opções de lazer. Até então, não tínhamos acesso à cultura. Começamos a organizar noites culturais, que, aos poucos,  foram ganhando proporção e chamando atenção de moradores de outras comunidades", detalha o diretor do grupo Carrapicho, Emanuel Rodrigues.
    A peça Narradores da Terra e do Fogo é um espetáculo novo, que teve sua terceira apresentação na CNATER.  "O teatro cumpre uma função social no campo. Os jovens que fazem parte do grupo teatral aprenderam a valorizar as lutas e conquistas dos assentados. Os adolescentes quando se envolvem com cultura e arte tornam-se mais politizados e sensíveis para as demandas da sociedade. Por isso, a arte deve ser vista como uma necessidade básica, assim como a educação e a saúde", concluiu Emanuel Rodrigues.
Arte e cultura na CNATER

A 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CNATER) investe, também, na cultura e vai além na abordagem sobre os caminhos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o Brasil. No evento, foram apresentadas duas montagens teatrais, tendo como mote a Reforma Agrária e a agroecologia. Na noite anterior (24), o grupo Nóis do Teatro, também do Ceará, apresentou a peça Sertão.doc.

Postar um comentário