NOVIDADES

.

.

Reisado Neo Ramos - Assentamento Ipueira da Vaca - Canindé- CE



O Reisado de Caretas é integrado por cerca de 30 agricultores do Assentamento Ipueira da Vaca reunindo jovens, crianças e os Mestres. 

Durante aproximadamente 40 anos, os Mestres Raimundo Ramos e Noel Ramos têm assegurado a existência deste reisado que teve início em 1920, quando seu José Ramos brincava como dama de um grupo de reisado, na Serra de Aratuba. Foi nesse mesmo grupo que seu José aprendeu a puxar um reisado, e quando veio morar no sítio Jacinto / Ipueira da Vaca, reuniu um grupo de homens (amigos e parentes) e formou um outro grupo de reisado, para prosseguir tudo o que ele havia aprendido na Serra de Aratuba.

Os descendentes de seu José Ramos da Silva vêm mantendo e repassando a tradição de geração em geração hoje os brincantes se articulam para “brincar” dentro e fora do assentamento, nas regiões vizinhas, na sede do município e em Fortaleza.

Em 2004 o Reisado de Ipueira da Vaca passa a integrar as ações do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – Incra/CE, e com a assessoria do mesmo é contemplado com o projeto Reisado da Terra pelo edital do Programa BNB de Cultura 2005.

Repertório: Dança dramática e musicalidade típica do sertão nordestino

Um comentário :