NOVIDADES

.

.

PONTO DE CULTURA CANTOS DA MATA - Assentamento Barra do Leme – Pentecoste - CE



O assentamento Barra do Leme/Salgado está localizado no município de Pentecoste, Território da Cidadania de Itapipoca e tem uma população estimada em 300 pessoas. Sua organização baseia-se no cuidado com a terra, através de práticas ecológicas, que buscam a melhoria da qualidade de vida para todos. Nesse contexto, o Projeto Ciclovida e o Grupo Caricultura apoiados pela Associação Comunitária Mandu Ladino são iniciativas de cunho sócio-ecológico e cultural, que visam preservar as sementes crioulas, estimulando a consciência ecológica. Iniciativas que surgem e são mantidas apenas com o esforço da própria comunidade. Assim, o Ponto de Cultura Cantos da Mata tem potencializado as experiências culturais, artísticas e ambientais do Assentamento Barra do Leme, revitalizando a casa sede do assentamento e ampliando suas atividades para mais sete comunidades assentadas. Tem como público prioritário os jovens, integrando uma nova visão e perspectiva da juventude no campo.

O ponto de cultura pretende também: divulgar a metodologia de cultivo de sementes crioulas, abordando questões ambientais no Ceará e no Brasil; difundir o legado de Chico Mendes; desenvolver trabalhos artísticos com jovens moradores de áreas de reforma agrária e comunidades rurais, nas áreas do teatro, da literatura, da música e da produção e gestão cultural, reforçando o diálogo entre a arte e a prática ecológica; além de valorizar a cultura popular e os brinquedos populares. Com essa iniciativa esperamos em nossa comunidade a ampliação e consolidação de suas experiências, o fortalecimento da sua capacidade organizativa e criativa, elevação da qualidade do fazer artístico e cultural, ampliação das alternativas de articulação de ações de cultura e economia solidária e a constituição da comunidade como uma referência que une cultura e educação ambiental.


Ciclovida é uma iniciativa coletiva de cunho sócio-ecológico e cultural com o intuito de, por afinidade, estabelecer discussões, conversas e trocas de sementes crioulas - como também - o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico.

O projeto teve inicio com  uma incursão de bicicleta pelas veias abertas dos biomas do Brasil e além fronteiras, fazendo levantamentos sobre as sementes crioulas ou naturais, realizando uma campanha de resgate e reapropriação (das sementes) por parte das comunidades rurais que foram expropriadas, ao longo da tirania capitalista, dos direitos de plantar, colher e plantá-las novamente com reprodução garantida das várias espécies vegetais: legumes, cereais, hortaliças entre outras raridades da nossa flora sob ameaça de extinção e que ainda não tenham sofrido modificação genética artificial que possam ter comprometido sua livre produção e reprodução.

Mais que uma simples atividade, a CICLOVIDA é a ativação de um processo de busca de respostas para questões que levantamos em torno da relação homem / terra.

Para mais informações sobre o Ciclovida clique aqui

Postar um comentário