SINOPSE
Palhaços, malabaristas, monociclistas, contorcionistas, pernas-de-pau, acrobatas de solo, acrobatas aéreos invadem o picadeiro simulando uma marcha dos sem terra. Em movimentos circulares um grupo faz movimentos ritmados com bandeiras dos sem terra. O cenário caótico da marcha finalmente se dissolve com a chegada a terra viva, onde o sonho de um lugar definitivo para viver é representado pelo vôo de dois trapezistas anunciando o grande espetáculo da ocupação bem sucedida. Um palhaço anuncia a boa nova, a terra foi conquistada, a posse da terra garantida.
Um grupo de acrobatas de solo simulam o preparo da terra e o plantio.... Espigas de milho imaginárias se transformam em claves de malabares jogando para o alto, em louvor a natureza em movimentos sincronizados. Um grupo de monociclistas distribuem o fruto da terra, demonstrando o espírito cooperativo e compartilhador dos assentados.
Mas de repente um grande reboliço em meio a tanta beleza, ruídos estranhos fazem cair por terra os monociclistas que, congelados, passam a observar imagens que são apresentadas em bandeiras grafitadas por dois acrobatas aéreos em tecido imagens que refletem os impactos ambientais: queimadas, derrubada de árvores, rios secos, rios poluídos. Lentamente estes quadros vão sendo jogados nas mãos de um grupo que se encontra no plano inferior e aos poucos vão sendo trocadas por bandeiras mostrando o avesso do apresentado por dois palhaços que interage com a platéia. Quatro personagens em pernas-de-pau representando os 4 elementos da natureza simulam a dança da vida e dançando em círculos surgem 2 personagens jogando malabares de fogo representando a mudança, a consciência, a renovação do planeta, a terra viva e logo em seguida todos os participantes do espetáculo formando uma mandala em pirâmide finalizam o espetáculo.
FICHA TÉCNICA
Ariane Sampaio
Cícero Eslavoney
Cristiano Araújo
Deca Germano
Erislânia Lopes
Eufrásio de Castro
Gabriela Alves
Jamile Kelly
Kessiane Braga
Lailton Pinheiro
Ludmila Enoque
Marciana Oliveira
Paulo Henrique Andrade
Vanessa Braga
Assessoria Pedagógica
Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA –CE
Postar um comentário