NOVIDADES

.

.

ESCOLA DE TEATRO DA TERRA RECEBE MIGUEL CAMPELO, DO GRUPO TA NA RUA




Realizada pela Casa de Cultura da Reforma Agrária, do Assentamento Todos os Santos, em Canindé-Ce, a Escola de Teatro da Terra é a primeira ação de um conjunto de iniciativas comemorativas dos 10 anos do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, projeto desenvolvido pelo INCRA-CE. A Escola surge com o desafio de formar 22 multiplicadores cênicos de 09 assentamentos rurais do Ceará, especialistas em suas áreas de atuação, que, após o curso, possam ser “agitadores” culturais e artísticos nas comunidades onde atuam. Com caráter de formação técnica e com o financiamento do Programa BNB de Cultura 2012 – Parceria BNDES – a escola é dividida em seis módulos, ministrados por profissionais de destaque no cenário cultural nacional, referendando o trabalho, gerando intercâmbios artísticos e refletindo acerca da pluralidade estética, além de montar um resultado cênico final.

O chamado “Teatro da Terra”, surge perante à especificidade do trabalho artístico produzido na zona rural. Sem grandes teatros ou estruturas, os grupos têm utilizado de terreiros, sombras de árvores e largos de campos para a produção dos seus espetáculos teatrais. A forma é muito próxima do trabalho que se desenvolve nos grandes centros urbanos, porém as necessidades e objetivos são outros: há, nos assentamentos de reforma agrária, um anseio por afirmação de identidade, além da busca pela garantia do acesso à arte teatral nas comunidades onde atuam. A Escola de Teatro da Terra traz como eixo essa perspectiva de especificidade da arte produzida no campo, trabalhando no processo formativo questões como “Teatro de Rua e a Poética do Espaço”, “Teatro Político”, “Corpo, Tradição e Contemporaneidade”.

O primeiro módulo “Laboratório de Investigação Teatral” foi ministrado, em março, pelo ator e diretor cearense Silvero Pereira, que trouxe para os atores da terra a perspectiva da investigação da linguagem teatral, fortalecendo o estudo de dramaturgia de cena, ampliando a funcionalidade dos conceitos teatrais, passando pelos movimentos de renovação no campo da contemporaneidade. Entre os dias 02 e 07 de abril, acontecerá o segundo módulo da Escola, onde 23 jovens de 09 comunidades rurais de vários cantos do Ceará se reunirão para aprofundar a pesquisa da poética do espaço. A partir do referencial estético construído pelo Grupo Ta na Rua, do Rio de Janeiro – RJ, o ator e diretor Miguel Campelo traz para os participantes as novas perspectivas de atuação no espaço público, refletindo sobre o papel estético de um teatro sem arquitetura, de uma dramaturgia sem literatura e um ator sem papel. O terceiro módulo, previsto para maio, já está confirmado, com a presença do músico, ator e dançarino pernambucano Helder Vasconcelos, que trabalhará, a partir do referencial do Cavalo Marinho, o trabalho de corpo dentro da perspectiva da tradição e da contemporaneidade. A escola segue em junho, com a presença de Sérgio de Carvalho, da Companhia do Latão, fortalecendo o intercâmbio e a produção de um teatro político junto aos jovens assentados.

Escola de Teatro da Terra
Coordenação Pedagógica – Altemar di Monteiro
Coordenação de Produção – Natanael Rodrigues
Mais informações: arteculturanareformaagraria.blogspot.com
(85) 3299.1344





Postar um comentário