O Grupo de Teatro Carrapicho existe há mais de 10 anos no Assentamento Todos os Santos, em Canindé-CE, sendo resultado da união de jovens e adolescentes da comunidade em torno da arte. Tendo como referência as artes mambembes e o forte vínculo com a terra, a cena teatral do Carrapicho está relacionada à cultura local, fortalecendo os laços dos jovens com a comunidade e produzindo motivações para a sua continuidade em seu local de origem. Em seu trabalho artístico, o Carrapicho tem levantado sempre a bandeira do Teatro de Rua, tendo se tornado referência no município de Canindé, articulando as suas ações às da Associação do Assentamento, que já foi Pontão de Cultura e que hoje, é Ponto. Esse trabalho como um todo tem proporcionado aos 20 jovens e adolescentes participantes do grupo uma intensa formação continuada em teatro e nas suas ramificações artísticas, tais como a música, a literatura e a dança.
O desenvolvimento cultural do Assentamento Todos os Santos é destaque nacional no que concerne às políticas públicas de cultura e foi o apoio primordial do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (PACRA), do INCRA-CE, que pôde, em todos esses anos de caminhada colaborar no desenvolvimento de projetos e iniciativas. Entre as conquistas do assentamento e do Carrapicho é que veio o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através do V Edital de Incentivo às Artes que pôde dar continuidade ao processo formativo do grupo e incentivar a montagem do novo espetáculo, além da realização de intercâmbios artísticos e culturais com grupos renomados no cenário nacional.
Nessa etapa, entre os dias 27 e 31 de março, comemorando a Semana do Teatro, o Carrapicho realizará intercâmbio no estado de Minas Gerais, onde os participantes poderão conhecer algumas iniciativas culturais locais, com destaque para a troca com o Grupo Galpão, renomada cia mineira que, há 27 anos, tem desenvolvido pesquisas com vários elementos cênicos, com destaque para as linguagens do circo e da música (sempre tocada ao vivo pelos próprios atores), traduzindo para uma linguagem brasileira vários clássicos, numa fusão do erudito e do popular. No intercâmbio, os jovens poderão também conhecer de perto o espaço cultural Galpão Cine Horto, dialogando com a experiência de gestão da Casa de Cultura da Reforma Agrária, equipamento cultural instalado no Assentamento Todos os Santos, pioneiro por ter o primeiro teatro brasileiro instalado na zona rural.
Junto com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE, o grupo também realizará um encontro no INCRA-MG, apresentando a ação cultural nos assentamentos cearenses, além de visitar o Inhotin, em Brumadinho, que é um espaço cultural que reúne no mesmo lugar um acervo de Arte Contemporânea, um Jardim Botânico, ações de educação, cultura e cidadania. Para concluir a ação de intercâmbio, a equipe visitará também o Assentamento Pastorinhas, também em Brumadinho, onde poderão trocar experiências junto aos jovens da comunidade.
Para mais informações sobre o Grupo Carrapicho clique aqui
Postar um comentário