O Grupo de Teatro Carrapicho existe há mais de 10 anos no Assentamento Todos os Santos, em Canindé-CE, sendo resultado da união de jovens e adolescentes da comunidade em torno da arte. Tendo como referência as artes mambembes e o forte vínculo com a terra, a cena teatral do Carrapicho está relacionada à cultura local, fortalecendo os laços dos jovens com a comunidade e produzindo motivações para a sua continuidade em seu local de origem. Em seu trabalho artístico, o Carrapicho tem levantado sempre a bandeira do Teatro de Rua, tendo se tornado referência no município de Canindé, articulando as suas ações às da Associação do Assentamento, que já foi Pontão de Cultura e que hoje, é Ponto. O desenvolvimento cultural do Assentamento Todos os Santos é destaque nacional no que concerne às políticas públicas de cultura e foi o apoio primordial do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE, que pôde, em todos esses anos de caminhada colaborar no desenvolvimento de projetos e iniciativas, tais como a Casa de Cultura da Reforma Agrária, que possui o primeiro teatro do Brasil instalado num assentamento rural. Entre as conquistas do assentamento e do Carrapicho é que veio o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através do V Edital de Incentivo às Artes que pôde dar continuidade ao processo formativo do grupo e incentivar a montagem do novo espetáculo.
Foi diante desse universo de luta, resistência, conquistas e desenvolvimento que surgiu a idéia de montar um espetáculo que contasse a história do próprio assentamento, revelando aos mais jovens e crianças a história dos pais e avós que lutaram para o desenvolvimento de um local digno de moradia na antiga Fazenda Todos os Santos, até então explorada pela produção de carvão. Esse foi o mote inicial para a construção do roteiro do espetáculo “Narradores da Terra e do Fogo”. A pesquisa foi realizada pelos 12 atores que compõem o elenco, e com a colaboração de Altemar di Monteiro e Victor Augusto Nogueira o roteiro foi elaborado, levando sempre em consideração as informações levantadas e os cordéis elaborados por Natanael Rodrigues, que contam a história da desapropriação da terra do Dono do Carvão, até o desenvolvimento local, com acesso à educação, arte e cultura.
A estréia do espetáculo foi no dia 02 de fevereiro, quinta-feira, no Assentamento Todos os Santos, onde estiveram presentes um publico com mais de 500 pessoas, vindos de comunidades vizinhas, assentamentos, sede do município, além da presença de alunos da UNILAB e dos facilitadores e parceiros de Fortaleza, articulados pelo Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE. A noite contou também com a presença do Superintendente do INCRA-CE, Djalma, que após a apresentação fez uma fala de parabenização pelo trabalho do grupo, além de afirmar o seu compromisso com o trabalho de cultura desenvolvido nos assentamentos.
“Narradores da Terra e do Fogo” muito tem o que contribuir para contar a história da reforma agrária do Brasil e, nessa caminhada, o Grupo Carrapicho, a Casa de Cultura da Reforma Agrária e o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE) orgulham-se em dizer que muito têm contribuído para esse novo retrato dos Povos da Terra.
Postar um comentário