NOVIDADES

.

.

NARRADORES DA TERRA E DO FOGO



O Grupo de Teatro Carrapicho existe há mais de 10 anos no Assentamento Todos os Santos, em Canindé-CE, sendo resultado da união de jovens e adolescentes da comunidade em torno da arte.  Tendo como referência as artes mambembes e o forte vínculo com a terra, a cena teatral do Carrapicho está relacionada à cultura local, fortalecendo os laços dos jovens com a comunidade e produzindo motivações para a sua continuidade em seu local de origem. Em seu trabalho artístico, o Carrapicho tem levantado sempre a bandeira do Teatro de Rua, tendo se tornado referência no município de Canindé, articulando as suas ações às da Associação do Assentamento, que já foi Pontão de Cultura e que hoje, é Ponto. Esse trabalho como um todo tem proporcionado aos 20 jovens e adolescentes participantes do grupo uma intensa formação continuada em teatro e nas suas ramificações artísticas, tais como a música, a literatura e a dança.
O desenvolvimento cultural do Assentamento Todos os Santos é destaque nacional no que concerne às políticas públicas de cultura e foi o apoio primordial do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE, que pôde, em todos esses anos de caminhada colaborar no desenvolvimento de projetos e iniciativas, tais como a Casa de Cultura da Reforma Agrária, que possui o primeiro teatro do Brasil instalado num assentamento rural. Entre as conquistas do assentamento e do Carrapicho é que veio o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através do V Edital de Incentivo às Artes que pôde dar continuidade ao processo formativo do grupo e incentivar a montagem do novo espetáculo.
Foi diante desse universo de luta, resistência, conquistas e desenvolvimento que surgiu a idéia de montar um espetáculo que contasse a história do próprio assentamento, revelando aos mais jovens e crianças a história dos pais e avós que lutaram para o desenvolvimento de um local digno de moradia na antiga Fazenda Todos os Santos, até então explorada pela produção de carvão. Esse foi o mote inicial para a construção do roteiro do espetáculo “Narradores da Terra e do Fogo”. A pesquisa foi realizada pelos 12 atores que compõem o elenco, e com a colaboração de Altemar di Monteiro e Victor Augusto Nogueira o roteiro foi elaborado, levando sempre em consideração as informações levantadas e os cordéis elaborados por Natanael Rodrigues, que contam a história da desapropriação da terra do Dono do Carvão, até o desenvolvimento local, com acesso à educação, arte e cultura.
A encenação do espetáculo, que tem a assinatura de Altemar di Monteiro, conhecido pelos trabalhos realizados no Nóis de Teatro (Fortaleza) e pela pesquisa realizada em assentamentos, utiliza como ponto de partida as “místicas” e “rituais” realizados pelos povos da terra em seus momentos de celebração. O espetáculo pretende, no geral, mostrar de forma lúdica e poética a história de um povo que lutou pelo desenvolvimento da sua comunidade e, para isso, elementos pictóricos e alegóricos, tais com o Dragão (Senhor do Fogo) surgem em cena contando, de forma fabulosa, a história dos moradores do Assentamento Todos os Santos. Com muita música executada ao vivo, e com direção musical do assentado Natanael Rodrigues, o espetáculo promete um show a parte, que vai desde a execução de clássicos hinos dos movimentos da terra até músicas de autoria própria dos participantes do grupo.
“Narradores da Terra e do Fogo” muito tem o que contribuir para contar a história da reforma agrária do Brasil e, nessa caminhada, o Grupo Carrapicho, a Casa de Cultura da Reforma Agrária e o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE) orgulham-se em dizer que muito têm contribuído para esse novo retrato dos Povos da Terra.



Ficha Técnica
Pesquisa: Grupo Carrapicho
Direção Geral: Altemar di Monteiro
Assistência de Direção: Emanuel Rodrigues
Dramaturgia: Altemar di Monteiro e Victor Augusto Nogueira
Cordéis: Natanael Rodrigues
Preparação de Elenco (Oficineiros): Cláudio Ivo, Jair Soares, Parahyba, Andéia Pires e Jonas de Jesus
Figurino: Valne Lima
Confecção de Figurinos: Dona Mazé
Bonecos e Adereços: Carlos César
Direção Musical: Natanael Rodrigues
Elenco: Natanael Rodrigues, Emanuel Rodrigues, Rayane Barroso, Cileide Teles, Celina Teles, Evangelina Teles, Jéssica, Raí Teles, Acrisio Alves, Jonas Alves e Carmem Naiana
Técnico de Som e Luz: Edivan
Coordenação do Grupo: Margarida Rodrigues



Saiba mais sobre o Grupo de Teatro Carrapicho clique aqui

Postar um comentário