NOVIDADES

.

.
“Queremos desenvolver a arte, a educação e a cultura dentro do assentamento expressando gosto e alegria, amor pelo que está sendo feito, ao mesmo tempo cultivar a cultura através da arte-educação, mostrando suas potencialidades e criando perspectivas de vida para o ser humano do campo,as “nossas modinhas”.
O Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE) desenvolve um apoio fundamental, pois incentiva e fortifica a idéia de que o campo é um lugar bom de se viver, ajudando o desenvolvimento da arte-educação, proporcionando a cultura regional r fixando o homem na sua terrinha, criando no sertão (campo) uma constelação de artistas humanos e felizes. Um novo homem, uma nova mulher, um sertão.”
Adriano Leonel Saldanho (Banda de Lata Criança Feliz)
Assentamento Recreio – Quixeramobim

“Qual a importância do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária dentro dos assentamentos e das comunidades rurais?
Acho que é uma necessidade, pelo fato de que nosso povo é só cultura, desde a forma de nascer até morrer: tem parto caseiro e velórios realizados com suas orações e sentinelas.
O Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária veio acelerar e despertar toda a cultura que estava adormecida dentro de cada um de nós. O Projeto ajuda a resgatar Músicas, Danças, histórias da comunidade, o Reisado, Festa da Terceira Idade, Festa do Jumento, litereatura de cordel, os Dramas e também a história da reforma agrária, que foi uma das mais dramáticas no Estado do Ceará, contendo a vida e o martírio dos mártires da terra, e as questões que travaram a lutas dos sem terra no assentamento.”
Maria das Dores de Sousa (Dorinha)
Assentamento Salgado Comprido – Itarema

“O Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária é uma alternativa pioneira que só veio fortalecer e valorizar a cultura popular brasileira dentro e fora dos assentamentos, bem como em todas as comunidades rurais. Sua importância maior é dar auto-estima aos trabalhadores(as), no sentido de respeitar suas diferenças, da maneira que cada um se comporta, mais especificamente dentro dos assentamentos. Esse Projeto trouxe o maior valor que os(as) assentados(as) estavam necessitando, que é o valor da solidariedade e auto-estima, do encontro e do fazer artístico de suas próprias histórias.
Frente a esta tarefa e desafio, o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária traz a certeza de que o resgate histórico-cultural tende a se estender mais ainda e agregar outros valores, que é o reconhecimento humano e o ato de amor à representatividade dos seres.
Ao Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária o nosso todo sincero carinho pelo esforço e o trabalho junto aos assentados e assentadas.”
Ivaniza de Sousa
Assentamento Lagoa do Mineiro – Itarema 

Postar um comentário