NOVIDADES

.

.

SEVERINO SALTIMBANCO




O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa teatral de dois reconhecidos textos da dramaturgia brasileira: “Morte e Vida Severina” e “Os Saltimbancos”. Montado com o apoio do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte e do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária - INCRA/CE, o espetáculo estreou em setembro de 2009 no Território da Cidadania do Sertão dos Inhamuns/ Crateús.

Nas vivências de análise corporal buscou-se o momento de “Severino” e de “Saltimbanco”, usando a estética popular para ser apresentada em todos os locais, com elementos da música e do circo. Foram trabalhadas rupturas do tempo lógico para dar maior criticidade à encenação. As músicas do espetáculo ganharam novas roupagens, algumas com releituras melódicas em maracatus e xotes, dando uma estética nordestina ao trabalho e aproximando a encenação ao universo dos atores.
“Severino Saltimbanco” não é nenhuma tragédia, nem uma comédia, é mais um documento sobre as relações de trabalho e do ofício do próprio artista. É uma crítica a tudo que nos oprime e nos faz deixar de sonhar.

DIREÇÃO Murillo Ramos CONFECÇÃO DE FIGURINOS Vanda DIREÇÃO MUSICAL Deca Germano ELENCO Elizângela Severino, Carla Ranielle, Danielle Severino, Elione Severino, Ludmila Enoque, Marciana da Silva, Gabriel Sousa, Gabriela Alves, Igor José, Deca Germano, Kessiane Braga, Maciel de Oliveira, Marciana dos Santos e Erislânia Lopes ARTICULAÇÃO DO PONTÃO Casimiro Sousa e Nildo Sousa

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
  • Participação em duas Mostras Sesc Cariri de Cultura;
  • Participação nas cinco edições  do Festival dos Inhamuns,
  • Participação em quatro Escambos Popular Livre de Rua,
  • Participação no II Salão Nacional dos Territórios Rurais, em Brasília – DF.
  • Participação na Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, em Olinda - PE.

PREMIOS RECEBIDOS
  • Programa BNB de Cultura 2005, 2008 e 2010;
  • V Edital de Incentivo às Artes – SECULT-CE.

Postar um comentário