Nascido em Nova Olinda na região do Cariri, Seu Orlando levou na alma para a fazenda Olho D’água, então desapropriada para se tornar o Assentamento Olho D’água, o Reisado do Congo e a devoção a Padre Cícero. Do Reisado que brincava desde menino com o pai nunca esqueceu e alimentava o sonho de voltar a fazer a brincadeira. Na verdade nunca deixou de todo, mas foram anos difíceis para estruturar a nova vida.
Quando Seu Orlando participou do Seminário Estadual de Arte e Cultura na Reforma Agrária em 2003, surgiu então uma forte vontade de retomar a brincadeira. No seminário além das palestras, o mais importante para ele foi ter assistido a brincadeira de Reisado de outros assentamentos, que serviu de grande incentivo.
O Reisado do assentamento Olho D’água saiu em 2004 e 2005, e hoje são cerca de 18 brincantes, entre irmãos, primos e cunhados, as crianças também já estão participando da brincadeira. Recebem apoio da Associação, que contribui com seus parcos recursos.
Acompanhados sempre pelo grupo de músicos, cantores e dançarinos, o Reisado do Congo é composto de várias partes: a abertura ou “abrição” de porta; entrada; louvação ao Divino; chamadas do rei; peças de sala; danças; guerra; as sortes; encerramento da função, percorrendo as ruas das cidades ou comunidades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias. Fazem parte também do espetáculo os “entremeios”, pequenas encenações dramáticas que são intercaladas com a execução de peças, embaixadas e batalhas.
Repertório: Cantigas de domínio público caracterizada como música própria do Reisado de Congo.
Postar um comentário