NOVIDADES

.

.

PROJETO ARTE, CULTURA E COMUNICAÇÃO: FORTALECENDO OS TERRITÓRIOS DA CIDADA-NIA



CONTEXTUALIZANDO

A ação cultural desenvolvida nos assentamentos do Ceará, articulada com a educação do campo e, mais recentemente, com os processos de comunicação, tem gerado, em especial para a juventude rural, novas oportunidades de acesso aos bens culturais, a novas vivências de arte e comunicação, apontando de forma concreta para fatores essenciais na permanência dos jovens no campo. Essas iniciativas tem alcançado visibilidade e reconhecimento em amplos setores da sociedade.

Vários projetos conquistados criaram condições materiais e organizativas para a ampliação e consolidação dessas experiências. Podemos destacar a aprovação de 07 Pontos de Cultura em assentamentos rurais, localizados em 04 Territórios da Cidadania; a construção de três Casas de Cultura Comunitária nos assentamentos Mucuim/Arneiroz, Tiracanga e Todos os Santos/Canindé; bem como as atividades do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte, que envolve 18 assentamentos e comunidades rurais no estado do Ceará.

Com os Pontos de Cultura, os assentados adquiriram equipamentos multimídia e a estrutura de acesso à Internet. Esses locais passam a dispor de uma infra-estrutura tecnológica para inclusão digital, com condições para produzir conteúdos para Internet, Rádio e TV. As Casas de Cultura Comunitárias funcionam como espaços de produção, fruição e difusão cultural, ou seja, como dinamizadores culturais da comunidade, do município e do território, numa iniciativa inovadora no meio rural.

Esse conjunto de iniciativas também contribui para uma nova imagem positiva do campo, que sofreu grande desvalorização com o processo de modernização e urbanização brasileiro e é sempre visto como lugar do atraso e do tradicionalismo.

Nesse contexto surge o projeto Arte Cultura e Comunicação: Fortalecendo os Territórios da Cidadania, concebido pelo Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária que convidou a ACARTES – Academia de Ciências e Artes do Pirambu –, pela sua experiência e compromisso, para ser a realizadora desse Projeto.

O apoio financeiro para sua realização é da SDT/MDA – Secretaria de Desenvolvimento Territorial –, instituição ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem dado uma contribuição significativa para a democratização e construção de políticas publicas inovadoras e apoiado iniciativas como essa, que tem na cultura e na comunicação os eixos centrais de uma nova dinâmica de desenvolvimento da reforma agrária inserida no espaço territorial.

NOSSOS OBJETIVOS

Fortalecer as iniciativas artísticas dos assentamentos e dar continuidade ao processo de formação dos jovens para atuarem como agentes culturais nas suas comunidades, articulando os processos científicos e tecnológicos com a preservação da memória e da cultura do homem e da mulher do campo;

Desenvolver e estruturar uma Rede de Comunicadores Populares da Reforma Agrária nos Territórios - Rede Comunicampo;
Dar continuidade ao desenvolvimento de ações culturais nos territórios, como espaços que dinamizam a cidadania e a identidade através de ações sócio-educativas e culturais;

Contribuir para a preservação e valorização da cultura popular tradicional, através do fortalecimento dos grupos de Reisado do Território da Cidadania dos Inhamuns/ Crateús;

Apoiar e fortalecer a organização dos comitês de cultura dos Territórios da Cidadania dos Sertões de Canindé e do Território Rural do Maciço de Baturité.




NOSSAS ATIVIDADES

Jornadas, Seminário de Cultura e Comunicação do Campo, Encontros, Mostra Terreiro de Reis, Oficinas de educadores de circo social, Oficina de Teatro, Dança e cultura Popular, pesquisa, produção de vídeos documentários, web rádio e jornais.

PARTICIPANTES DO PROJETO


Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte / Assentamento Todos os Santos – Canindé
Ponto de Cultura Raízes da Terra – Assentamento Tiracanga II - Canindé
Ponto de Cultura Santana Terra da cultura – Assentamento Santana – Monsenhor Tabosa
Ponto de Cultura Criança Feliz - Assentamento Recreio - Quixeramobim
Ponto de Cultura Nós, Artistas da Vida – Assentamento Lagoa do Mineiro - Itarema
Ponto de Cultura Sertão e Tradição – Assentamento Cachoeira do Fogo - Independência
Ponto de Cultura Cantos da mata – Assentamento Barra do leme - Pentecoste
Núcleo de Audiovisual do Assentamento Coqueirinho - Fortim
Núcleo de Audiovisual do Assentamento Barra do Feijão – Tabuleiro do Norte
Ponto de Cultura Abrindo Velas, Pescando cultura – Comunidade Caetanos de Cima - Amontada
Ponto de Cultura Verde Viva -  Jovens da agricultura familiar- Crato
Assentamento Mucuim – Arneiroz
Assentamento Ipanema - Alto Santo
Assentamento Umarizeiras – Itatira
Assentamento Maceió - Itapipoca

A ACARTES
A Academia de Ciências e Artes (ACARTES) é uma ONG e Ponto de Cultura do Governo Federal e desenvolve, desde 2002, na comunidade do Grande Pirambu, um trabalho voltado para cultura, através da formação de jovens e adolescentes nas diversas linguagens artísticas como: cinema e vídeo, artes plásticas, teatro de palco e teatro de bonecos.


O PACRA
O Projeto Arte e cultura na Reforma Agrária (PACRA), iniciativa do INCRA-CE pioneira no Brasil, surgiu em 2003, articulando hoje mais de 40 grupos de assentamentos de reforma agrária. O PACRA surgiu mediante a identificação de uma demanda nos assentamentos de reforma agrária no campo da arte e da cultura, haja vista a vasta produção existente nessas comunidades e que não dispunha de nenhum tipo de incentivo, seja do Estado ou da iniciativa privada. O PACRA, em conjunto com os assentados e assentadas e os parceiros, instituições e pessoas, vem conseguindo proporcionar atividades de formação, difusão, intercâmbio, registro e preservação da produção artístico-cultural dos assentamentos que manteve ou mantém contato, de forma a valorizar a diversidade desta produção, proporcionando uma nova perspectiva para a o universo da reforma agrária, especialmente para o segmento da juventude, que agora possui um incentivo a mais para permanecer em suas comunidades de origem.

CONTATOS:

Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE
(85) 3299.1344

ACADEMIA DE CIÊNCIAS E ARTES - ACARTES
Rua Nossa Senhora das Graças, 994 - Pirambu
CEP: 60.310-770 – Fortaleza/ Ceará/ Brasil

Postar um comentário