Em julho de 1994, ocorreu a desapropriação da Fazenda Coqueirinho, que vistoriada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracati, tornou-se oficialmente área de Reforma Agrária do Incra. Foram anos de luta e resistência para o assentamento, hoje o mesmo conta com um projeto pioneiro no Brasil de turismo rural solidário em áreas de reforma agrária.
Em agosto de 2005 foi realizado um curso de Capacitação em Audiovisual para Jovens no assentamento. A capacitação em Audiovisual surgiu a partir da parceria entre o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária e a Casa Amarela Euzélio Oliveira. Consistiu na prática de câmera e teoria sobre a história do audiovisual, sendo um complemento ao turismo rural sustentável desenvolvido no assentamento e também ao fortalecimento da educação através da arte-comunicação audiovisual. Os jovens, além de capacitados, receberam equipamentos audiovisuais, tais como câmera digital (filmadora), tripé, aparelho televisivo e vídeo cassete, suficientes para formar um pequeno núcleo de audiovisual e incluí-los na rede de arte-comunicadores do Ceará.
Em junho de 2005, o assentamento Coqueirinho também sediou a II Mostra Sertão Imagem e Movimento, como parte integrante do 15º Festival Nacional de Cinema e Vídeo – Cine Ceará.
Postar um comentário