NOVIDADES

.

.

Grupo de Dança Raízes da Terra - Assentamento Tiracanga - Canindé - CE


Desde a desapropriação, pelo INCRA, da fazenda Tiracanga os moradores, em especial os jovens, tem mantido vivo a cultura popular herdada de seus antepassados. São antigos dramas, quadrilhas, danças, folguedos, música nordestina e as tradições religiosas manifestações que representam o saber do trabalhador rural, da sua relação com a terra e a vida comunitária.

As festas de reis no dia 06 de janeiro, as novenas do mês de maio, a páscoa, os rituais da via sacra na semana santa, as festas aos três santos católicos: Santo Antonio, São João e São Pedro, os festejos de São Francisco – padroeiro de Canindé – são momentos em que a comunidade expressa sua cultura e fazer artístico.

Criado há sete anos, o grupo de dança e musica do assentamento Tiracanga vem discutindo através da arte o seu cotidiano e luta pela reforma agrária. Compõe o grupo, citado, filhos e filhas de agricultores assentados do Tiracanga. O grupo vem participando de vários eventos culturais como o 19° Arraiá do Pedro Santo, Ceará Junino, promovido pela SECULT itinerante.

Durante o período de existência do grupo de dança e música do assentamento Tiracanga percebe-se que está cada vez mais coeso, almejando crescer e aprender sobre a arte de representar. No ano de 2005 foram inseridos no Programa Agente Cultura Viva, projeto reis assentado do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério do trabalho e Emprego.

REPERTÓRIO -  Quadrilhas juninas, poesias, danças, folguedos, musica nordestina e as tradições religiosas

Postar um comentário