NOVIDADES

.

.

2010

As atividades do PACRA têm como marco em 2010 a inauguração das Casas de Cultura dos assentamentos Mucuim II em Arneiroz, e Todos os Santos, em Canindé, construídas com recursos do Projeto São José – SDA/BID representam, quer da perspectiva estrutural ou simbólica, uma nova realidade nesses assentamentos e nos seus municípios. Dotadas de um excelente espaço físico e de uma estrutura cênica razoável,são equipamentos que rompem com a lógica das políticas para o campo, sempre afeitas a financiar infra-estrutura produtiva e a impor uma lógica de subsistência para as populações rurais.Encontram-se nessas comunidades os melhores equipamentos culturais dos referidos municípios.

O grande desafio para 2011 é garantir o funcionamento dessas casas com programação permanente e de qualidade e que estas sejam apoiadas efetivamente pelos governos estadual e municipal. Em Canindé, um passo significativo foi alcançado com a assinatura do convenio entre a Prefeitura Municipal de Canindé e a Associação do Assentamento Todos os Santos para apoio á manutenção da Casa.

Outro fato extremamente significativos para o PACRA foi a inclusão, na pauta de demandas da FETRAECE, junto ao INCRA-CE do fortalecimento das ações de arte e cultura nos assentamentos,justificada pelos inúmeros resultados positivos constatados em várias comunidades, o que deu ao projeto uma nova expressão política e melhores condições internas de estrutura de trabalho. A importância da cultura para o desenvolvimento dos assentamentos passa a ser fator relevante nos processos de percepção e sensibilização da camada institucional e social, fator que tem possibilitado maiores avanços e conquistas para as áreas assentadas.

Somados a esse reconhecimento político e social encetamos passos significativos com a participação no Seminário nas sobre as Dimensões Social e Cultural da ATE, que discutiu a concepção de cultura e desenvolvimento, as interfaces da cultura com as varias dimensões do desenvolvimento, bem como mostrou as varias experiências exitosas de cultura nos assentamentos. Nessa perspectiva de uma maior institucionalidade do Projeto outra iniciativa importante foi a inclusão no quadro das equipes de assistência técnica e extensão rural – ATER de profissionais de arte educação, que a partir de 2011 juntamente com os agrônomos, técnicos agrícolas, assistentes sociais e outros profissionais comporão as equipes de ATER.

As parcerias

O encerramento do Projeto Sertão da Tradição com a produção e distribuição do KIT composto de Livro, Cd, DVD, cordel e o seu lançamento ocorrido em três espaços (Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza; XII Mostra SESC Cariri de Cultura; e, Reunião Especializada da Agricultura Familiar REAF, em Brasília, com a presença de 12 paises), proporcionou ao PACRA e às manifestações tradicionais dos assentamentos, uma maior visibilidade, além de possibilitar a distribuição do material para os mais diversos órgãos e entidades parceiras e a sua veiculação em redes locais e nacionais de TV.

As atividades de elaboração de projetos, acompanhamento da implementação de projetos culturais, e atividades de formação artística e cultural, foram realizadas da melhor forma possível, mas considerando o crescente volume de trabalho, a ampliação das demandas e a pequena equipe de trabalho, algumas atividades deixaram a desejar tais como um melhor acompanhamento aos 06 Pontos de cultura. Conseguimos, entretanto, estar presentes em momentos importantes e atender as solicitações mais emergenciais. Uma outra dificuldade é o fato dos assentamentos ainda não estarem com as Casa Digitais instaladas e dos Pontos de cultura, apenas 02 tem internet, o que dificulta muito a comunicação e o funcionamento de uma rede virtual.

No tocante as atividades em âmbito nacional estas foram focadas nas articulações junto ao Ministério da Cultura para celebração de um Termo de Cooperação Técnica junto ao INCRA, visando estruturar o PACRA em 08 estados, o qual se encontra na Secretaria Executiva do MINC para assinatura. Outra ação relevante foi o convite do secretario de cultura da Bahia, para a implementação das ações de cultura nos assentamentos de reforma agrária do estado, o que resultou na elaboração de um Termo de Cooperação e na elaboração e aprovação junto ao Programa BNB de Cultura do Projeto de Fortalecimento do Samba de Roda nos assentamentos do município de Santo amaro no recôncavo baiano. Assentamentos estes que desenvolvem projetos turísticos apoiados pelo Programa Terrasol.

Podemos afirmar que 2010 consolidou as ações e a proposta do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, em âmbito local, ao projetá-lo nacionalmente. Ou seja, temos uma experiência construída localmente, fortemente enraizada nas comunidades assentadas e com grande capacidade de construir parcerias e que contou com o apoio das gestões da Superintendência ao longo dos sete anos de sua existência. Fatores decisivos para essa conquista, que é antes de tudo uma conquista da reforma agrária e dos jovens, homens e mulheres, que produzem nos seus assentamentos beleza e arte e nos mostram que é possível viver no campo e ser feliz.



2010

  • Fortalecimento do GT Nacional de Cultura na Reforma Agrária;
  • A Arte e a Cultura se tornaram uma pauta dos movimentos sociais do campo (MST, FETRAECE, CPT), tendo o PACRA como referência;
  • Lançamento do Kit “Sertão da Tradição”, que é o produto final do projeto “Sertão da Tradição: registro e difusão de manifestações culturais tradicionais em assentamentos da reforma agrária do sertão cearense”, que se constitui como uma continuidade do apoio e mapeamento cultural realizado pelo Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Incra/CE) e do Programa BNB de Cultura, possibilitando uma ação subseqüente desse trabalho.

Postar um comentário