NOVIDADES

.

.

2008

As atividades do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, em 2008, avançaram significativamente na sua consolidação, na perspectiva de uma ação  nacional do INCRA. Em 2008 foi realizada a apresentação do Projeto no I Fórum Nacional de Dirigentes do INCRA e no Encontro Nacional dos Comunicadores do INCRA, em Brasília. Esses momentos foram determinantes para uma visibilidade do Projeto em nível nacional. Um momento culminante foi a participação do Projeto na I Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável ocorrida em Olinda em junho de 2008

Como resultado desse processo foi publicada em setembro a Portaria de N° 331 pelo presidente do INCRA que instituiu o Grupo de Trabalho de Arte e Cultura na Reforma com o objetivo de elaborar uma proposta de inserção das atividades de arte e cultura nos assentamentos.

Além do espaço institucional no INCRA o Projeto também se consolida no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, articulando várias parcerias, entre as quais destacamos:
  • Secretaria de Desenvolvimento Territorial – Projeto Arte, Cultura e Educação: Fortalecendo os Territórios da Cidadania, a ser realizado em 07 assentamentos, incluindo também as atividades de constituição dos Comitês de Cultura dos Territórios da Cidadania.
  • NEAD - Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Agrário - para montagem e circulação da Exposição Fotográfica Uma terra Onde Corre Leite e Mel, em 08 estados.

No que se refere às articulações institucionais, mantivemos vários contatos com a Secretaria de Cultura do Estado para a celebração do Termo de Cooperação Técnica, o que ainda não foi concretizado. Uma outra articulação relevante foi junto ao Projeto São José, tendo sido elaborados 05 Projetos que já estão aprovados, sendo 03 da Casa de Cultura Comunitária nos Assentamentos Todos os Santos e Tiracanga, em Canindé, Mucuim em Arneiroz, e o de ampliação da infra-estrutura turística do assentamento Coqueirinho em Fortim, e também a instalação de uma gráfica digital em Santana, Monsenhor Tabosa, potencializando, nesse caso, atividades relacionadas à economia da cultura. No caso do turismo comunitário e da instalação da gráfica, se inserem nas ações de comunicação e cultura, desenvolvidas pelos jovens. Outro aspecto relevante é a inclusão das atividades de capacitação do Projeto no Plano de Trabalho do Convênio INCRA/ SEBRAE, sendo realizadas 05 oficinas nas áreas de educação, cultura e desenvolvimento e comunicação e cultura.

Quanto à elaboração de Projetos e à assessoria às associações em 2008, uma das nossas principais atividades:  foram elaborados 05 Projetos para concorrerem ao Edital do Programa BNB de Cultura, 02 Projetos para o Edital de Incentivo às Artes da SECULT, 03 Projetos para concorrerem à Programação dos Centros Culturais do Banco do Nordeste e 09 Projetos para concorrerem ao Edital dos Pontos de Cultura da SECULT/MINC. Também trabalhamos na divulgação junto às equipes de ATES e movimentos sociais e técnicos das EAR’s nos Editais dos Pontos de leitura e dos Pontinhos de Leitura, lançados pelo Ministério da Cultura.

Podemos afirmar que 2008 consolidou as ações e a proposta do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária em nível local ao projetá-lo em nível nacional. Ou seja, temos uma experiência construída localmente, mas fortemente enraizada nas comunidades assentadas e com grande capacidade de construir parcerias e que contou com o apoio das gestões da Superintendência ao longo dos cinco anos de sua existência. Fatores esses que foram decisivos para essa conquista, que é antes de tudo uma conquista da reforma agrária e dos jovens, homens e mulheres, que produzem nos seus assentamentos beleza e arte e nos mostram que é possível viver no campo e ser feliz.



2008



  • Celebração da Parceria com a SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial), com a aprovação do projeto “Fortalecendo a Arte, a Cultura e a Educação nos Territórios Rurais”, tendo como entidade executora o Grupo formosura de Teatro
  • Parceria com o NEAD (Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Agrário), para uma remontagem e circulação da exposição fotográfica “Uma Terra onde Corre o Leite e o Mel”
  • Montagem da Exxposição fotográfica “Uma Terra onde Corre o Leite e o Mel” na FENAFRA Feira Nacional de Reforma Agrária e Agricultura Familiar no Rio de Janeiro
  • Apresentação pela coordenadora Silma Magalhães da experiência do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária no Fórum Nacional de Dirigentes do INCRA e no Encontro Nacional dos Comunicadores do INCRA, em Brasília, respaldando o Projeto em âmbito nacional
  • Articulação junto a SDA Secretaria de Desenvolvimento Territorial para o apoio as atividades culturais com recursos do Projeto São José, como fruto dessa articulação foram financiadas as Casas de Cultura Comunitária do Assentamento Todos os Santos e Tiracanga em Canindé, e reformada a Casa Sede do Assentamento Mucuim II.
  • Participação na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Territorial Solidário com a Exposição Fotográfica Uma Terra Onde corre Leite e mel e apresentação do espetáculo Sons do Mucuim – Grupo de Teatro MUCARTE em Olida /Recife
  • Realização de cursos e oficinas com os grupos culturais através do convênio INCRA/SEBRAE;
  • Difusão da arte e da cultura dos assentamentos – Participação em Festivais, Mostras e Seminários.
  • Participação na Feira Cearense de Agricultura Familiar – FECEAF
  • Assentamentos participantes: Cachoeira do Fogo, Jucá Grosso, Lagoa do Mineiro, Santa Luzia, Tiracanga.
  • Aa I Feira Estadual da Agricultura Familiar (Feceaf) o evento teve por objetivo fortalecer o setor rural, por meio da divulgação e comercialização dos seus produtos. O evento foi promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).
  • Participação dos grupos culturais na Expoece- Espaço Da Agricultura Familiar
  • Participaram os grupos: Dramistas do Assentamento Lagoa do Mineiro- Itarema, Banda de lata Criança Feliz (Assentamento Recreio – Quixeramobim), Grupo de Dança Raízes da Terra (Tiracanga – Canindé), Coivaras do Forró (Assentamento Santa Luzia – Caucaia), Reisado Mestre Zé Augusto (Assentamento Cachoeira do Fogo – Independência), Grupo de Capoeira (Assentamento Santa Bárbara – Caucaia), Grupo Raízes do Coco e Banda Brilho da Lua ambos do Assentamento Sabiaguaba, em Amontada.




Postar um comentário