NOVIDADES

.

.

O ano de 2005 para o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária foi marcado pela ampliação e diversidade das ações culturais nos territórios do sertão, litoral, serra, para além fronteiras. Adentrou espaços antes inimagináveis para os sujeitos da reforma agrária. Embora os recursos sejam pequenos, sentimo-nos fortalecidos pela sensibilidade e ousadia, onde conseguimos conquistar o reconhecimento do público e o que pautou a cultura como essencial ao desenvolvimento do campo.

Estivemos em contato com cerca de 40 grupos culturais: Reisados, Teatro, Dança, Música. Num grande movimento de esperança e auto-estima, que animou os grandes mestres da cultura da reforma agrária no Ceará Homens que há mais de 80 anos vem mantendo a tradição do reisado nas suas regiões e que comemoram a entrada de seus filhos e netos sobrinhos no reisado, garantindo a continuidade e imortalidade da Cultura Popular Tradicional. A juventude dialogou diretamente, de forma telegráfica mexeu com seu desejo, falou a sua língua. “Gerou prazer e encantamento”, como diz o nosso ministro Gilberto Gil no discurso do lançamento do Programa Cultura Viva, com o qual nos identificamos e nos sentimos irmãos.

Publicamos o livro “A Arte e a Cultura na Construção da Reforma Agrária”, realizamos exposições fotográficas itinerantes e produção de vídeos. Fizemos muitos parceiros, dentre tantos, temos a aprovação de 03 Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Educativa Teatro da Boca Rica. São 140 jovens Agentes Cultura Viva dos assentamentos Cachoeira do Fogo, Lagoa do Mineiro, Todos os Santos, Ipueira da Vaca e Tiracanga.

Trabalhamos muito assessorando as associações dos assentamentos na elaboração de projetos para o Programa BNB de Cultura 2005. Contamos nessa empreitada com o apoio incondicional de técnico(a)s da ATES. Fomos todo(a)s recompensados com quatro projetos aprovados que possibilitaram a esses grupos comprarem seus instrumentos, fazerem figurinos, montarem espetáculos e principalmente o reconhecimento nas suas comunidades, municípios e no Ceará.

Segundo Rosemberg Cariry, surge “um novo movimento de cultura popular tradicional a partir do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária. Peças teatrais, danças e leituras dramáticas, shows musicais, vídeos documentais e novos programas educacionais diferenciados são algumas ações visíseis de um movimento mais profundo e transformador que religa a cultura dos sertões a uma contemporaneidade”.
Acima de tudo, trabalhamos para que as pessoas sejam felizes.

Maria Silma Magalhães

Coordenadora do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária



2005
  • Participação do Intercâmbios Estéticos com ong’s “Riv’Nord” e “Rapsode Production”, culminando na participação do PACRA no “Parcours Brèsilis 10”, em Paris – FR; juntamente com o ENCINE e o MST
  • Intercâmbio de Grupos de Assentamentos no 19° Escambo de Teatro de Rua – Janduís - RN;
  • Intercâmbio do Grupo de Teatro da Barra do leme - Pentecoste com Experiência em Agroecologia e Cultura Indígena em Aldeias Tapeba - Caucaia/ce e Genipapo-Canindé-Maracanaú/Ce;
  • Intercâmbio dos jovens dos assentamentos do Município de Morada Nova e Taboleiro do Norte com a Associação Cultural Carnaubeiras – Russas/CE;
  • Lançamento no I Encontro dos Mestres do Mundo do livro “A Arte e a Cultura na Construção da Reforma Agrária”, do pesquisador Oswald Barroso em parceria com o PACRA, que reforçou o arcabouço teórico do projeto , o lançamento contou com a presença de Célio Turino
  • Participação dos grupos artísticos dos assentamentos nos seguintes eventos: II Festival Vida e Arte; ; I Encontro Mestres do Mundo; I Encontro Nordeste do PRONERA; Encontro da SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência); e Festival de Circo Teatro e Artes de Rua – Festival dos Inhamuns.

Postar um comentário